segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Matemática

Na matemática não há a descoberta do eu interior. Não há o transcender do real para o visionário. Não há o deslumbre do alcançar uma epifania. Não há o que fazer para colocar a matemática na realidade.

A matemática é uma realidade. É uma epifania. É o transcender e o transcendente. É um eu por si só. E por ser principalmente uma realidade, ela não se aplica assim fácil à realidade nossa, ela deve ser 'convertida' em coisa aqui da realidade nossa. Daí que entram as tais aproximações que os físicos tanto usam - e por consequência os engenheiros. (Essa é uma beleza extrema que resume uma outra paixão minha: a relação da mente com a realidade.)

Por isso não se deve esperar tais coisas da matemática. Ela chega a ser tão simples de entender, que muitas pessoas não conseguem (eu, inclusive, entendo muita coisa não). Seria esse o erro de ensino? Seria a propaganda que ela tem de grã-ciência que resolve todos os problemas? Talvez não seja exatamente isso, mas a idéia de que muita coisa já vem pronta e é só olhar num 'datasheet' e escolher o melhor método. Aí as pessoas ficam boas em consultar índices de 'datasheets'. ;)

Hum... um dia eu entendo ela melhor, essa matemática ocidental, cheia de sigmas e xis e ípsilons.

3 comentários:

Mary disse...

Eu só conheço um carinha que tem esse discurso aí, já tou quase sacando quem tu é.

Cartesianésimo né?

"A matemática é uma epiania". Cara, agora ce se superou, na boa, sem babação de ovo. Alguém já me disse que ela foi/é a ferramenta de Deus, mas vamos parar com esse papo, porque estou quase desencarnando a Mary, olha o que tu conseguiu. Meu assunto é bunda, peito, não me tira do meu foco.

Mas agora falndo sério: Amei, e estou recortando pra pensar mais a fundo. Mas vou com calma, porque pegador tem tudo quanto é tipo de discurso, então não fica todo contentinho que me fisgou não. cá-cá-calma, que atrás vem gente, aliás, muuuuita gente.

O que é datasheets?

Unknown disse...

LoL - adoração, tipo alguém com os braços levantados em adoração

\o/ - alegria, alguém com os braços levantados de alegria, ou emputecimento

datasheet - "folha de dados" que é um livrão, em eletrônica por exemplo, que contém determinados produtos de uma empresa e descreve cada um deles fisicamente. Em outras áreas também existem essas coisas, e em cada uma carrega dados diferentes.

Mary disse...

Oi sumido, passei por aqui pra ver se tinha novidade, legal que ce me ensinou esses trequinhos aí eu vejo muito esse tal de LOL, xau, aparece o Déo manda lembrança ah tem um monte de aviso de virus aqui entrando só que td em english não entendo nada. Xau.